Motoristas do transporte escolar da rede pública paralisam atividades em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2025

Motoristas do transporte escolar da rede pública paralisam atividades em Teresina

 26/05/2025 | Por: LS NOTÍCIAS

Motoristas do transporte escolar da rede pública paralisam atividades em Teresina

Atualizada às 9h12

Motoristas do transporte escolar da rede pública paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (26) em três garagens de uma empresa localizada em Teresina. A principal reivindicação da categoria é por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, os profissionais estão sobrecarregados e mal remunerados. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclareceu, em nota, que não há nenhum atraso nos pagamentos das empresas prestadoras de serviço, e que a paralisação decorre de uma situação interna entre uma empresa e o sindicato da categoria. (Confira nota na íntegra no final da reportagem). 

“Os trabalhadores não tiveram reajuste no seu salário, o trabalhador começa 6h da manhã e vai até às 18h, ganhando praticamente 1 salário mínimo. Fora isso, tem alguns trabalhadores que ainda fazem o turno da noite, que começa 6h da manhã, vai até 22h, 23h da noite, se o carro não quebrar, o cara passa praticamente a noite na rua, para ganhar nesse turno da noite R$ 350, é o que as empresas estão pagando. Plano de saúde eles não tem, o ticket no valor de R$ 250. É uma exploração”, disse.

Antonio Cardoso ressaltou que a paralisação segue por tempo indeterminado, até que a empresa responsável entre em negociação com os trabalhadores. Ele também destacou a necessidade de diálogo com as gestões públicas de educação, tanto municipal quanto estadual. 

“A gente precisa ter uma conversa com o secretário de educação do município e do estado porque a educação não se faz pela metade, ela precisa ser completa, do zelador até o secretário e os motoristas estão sendo explorados”, pontuou.

Segundo a Seduc, outras empresas já foram acionadas para garantir o transporte dos alunos eventualmente afetados, assegurando a continuidade das aulas.

Veja a nota da Seduc na íntegra:

"A Seduc informa que não existe nenhum atraso nos pagamentos da empresa mencionada, nem de nenhuma outra empresa que presta o serviço de transporte escolar. Absolutamente todos os pagamentos estão em dia e seguindo rigorosamente o contrato firmado com elas. Informamos ainda que, diante do descumprimento do serviço pela empresa, por uma questão específica entre ela e seu sindicato, a Seduc já providenciou o transporte por outras empresas dos estudantes eventualmente afetados, garantindo que não haja qualquer interrupção no serviço e os alunos possam comparecer à escola normalmente. Nenhuma aula será cancelada ou comprometida. A Seduc irá apurar o caso e, em eventual conclusão sobre irregularidades cometidas pela empresa, aplicará as penalidades previstas no contrato e na lei."

Já a Secretaria Municipal de Educação (Semec) confirmou que parte da rede está sendo afetada pela paralisação dos trabalhadores.

LS NOTICIAS  busca contato com a empresa responsável pelo transporte escolar. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Fonte Cidade verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário