Piauí conquista oficialmente certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de mai. de 2025

Piauí conquista oficialmente certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação

 Foto:CCOM-PI

O estado do Piauí recebeu, nessa quinta-feira (29), a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o mais alto status sanitário concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A entrega da certificação ocorreu durante a 91ª Sessão Geral da OMSA, realizada em Paris, na França. A conquista marca um momento histórico para a pecuária piauiense e para o setor agropecuário, abrindo portas para mercados internacionais de alto padrão sanitário e valorizando ainda mais o rebanho estadual.

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu, participou da solenidade e comemorou a conquista. “O Piauí não mediu esforços para tomar todas as providências necessárias para se tornar um estado livre da febre aftosa sem vacinação. Agradecemos a todos os produtores, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e o governador Rafael Fonteles, que foi um grande defensor desta conquista. É um governo que busca o desenvolvimento com a maior qualidade para todos os setores. O selo internacional vem reforçar a credibilidade sanitária do rebanho piauiense”, ressalta o gestor que representou o Governo do Piauí na cerimônia, acompanhado do diretor geral da Adapi, João Rodrigues.

Desde o início do processo, o Piauí se preparou para alcançar esse status, realizando campanhas educativas, investimentos em estrutura e capacitação técnica, intensificando as ações de fiscalização em propriedades rurais e reforçado as barreiras sanitárias nas divisas estaduais, visando à preparação para a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

O Piauí faz parte de um grupo de estados brasileiros que deixaram de vacinar contra a febre aftosa a partir de 2023, após autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com a suspensão da vacinação, a fiscalização sanitária passou a ser ainda mais rigorosa, com a adoção de protocolos de notificação imediata e rápida contenção de qualquer suspeita da doença.

A certificação internacional substitui o status anterior de zona livre com vacinação, conquistado em 2001, e reflete um esforço coletivo de décadas envolvendo produtores, técnicos e o poder público. Agora, o compromisso é manter o padrão sanitário e aproveitar as oportunidades comerciais que surgirão a partir dessa nova condição.

CCOM-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário