Israel instrui militares a realizarem 'ataques intensos' contra Irã por violação do cessar-fogo

Israel instrui militares a realizarem 'ataques intensos' contra Irã por violação do cessar-fogo

leandro santos
0

 


O ministro da defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que instruiu os militares do país a 'responderem energicamente à violação do cessar-fogo pelo Irã com ataques intensos contra alvos do regime no coração de Teerã'.

Já o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, o General Eyal Zamir, prometeu que o exército israelense 'atacará com força' o Irã 'em vista da grave violação do cessar-fogo pelo regime iraniano'.



Israel afirma que o Irã violou o acordo de cessar-fogo, que está em vigor. O governo teria detectado a entrada de mísseis iranianos no norte de Israel há alguns minutos. No entanto, outros mísseis foram interceptados em demais partes do país.

O Times of Israel também citou uma autoridade israelense que, falando sob condição de anonimato, afirmou que 'o Irã violou o cessar-fogo e pagará o preço'.

Do outro lado, a mídia estatal iraniana respondeu às acusações de Israel, dizendo que o Irã nega os relatos de que violou o cessar-fogo. Segundo a agência estatal iraniana ISNA, as 'notícias sobre um ataque de míssil contra Israel após o acordo entrar em vigor são falsas'.

O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Abdolrahim Mousavi, reforçou a negativa, afirmando que o país não disparou qualquer míssil contra Israel nas últimas horas.

O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã divulgou uma declaração nesta terça-feira (24) alertando que 'qualquer nova agressão será recebida com uma resposta decisiva, firme e oportuna do Irã'.

Médicos israelenses afirmam que cinco pessoas foram mortas em Beer Sheba durante a noite após mísseis disparados por Teerã.

Início do cessar-fogo

Mais cedo, a mídia estatal iraniana e o governo de Israel haviam confirmado que tinham iniciado a trégua anunciada seis horas antes pelo presidente Donald Trump.

Os bombardeios iranianos foram interrompidos após a última onda de mísseis lançada contra Israel, que mataram pelo menos 4 pessoas. Pouco antes da trégua, Israel também fez um dos mais fortes bombardeios a Teerã, capital do Irã, com pelo menos 9 mortes.

O presidente Donald Trump comentou na rede social dele que o cessar-fogo já estava em vigor e pediu que os dois lados não violassem o pacto.

Em comunicado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que concordava com a proposta de Trump para o cessar-fogo. Ele reiterou que o país conseguiu os objetivos de 'eliminar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do Irã'.

Já a mídia estatal iraniana declarou que o cessar-fogo foi 'imposto ao inimigo' após a resposta militar do país contra os Estados Unidos.

A suspensão dos ataques foi anunciada por Trump horas depois de o Irã disparar 14 mísseis contra a maior base militar americana no Oriente Médio, que fica no Catar e abriga 10 mil soldados. O ataque foi uma retaliação aos bombardeios dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas.

Segundo Donald Trump, 13 desses mísseis foram abatidos e apenas um caiu numa área que não oferecia perigo. Ninguém ficou ferido. O republicano considerou a resposta fraca e disse que foi avisado dos ataques com antecedência pelo Irã.

Ao anunciar a trégua, o presidente americano disse que o cessar-fogo começaria oficialmente pelo Irã e, 12 horas depois, seria a vez de Israel.

Segundo o republicano, durante a pausa nos bombardeios, o outro deve permanecer pacífico e respeitoso. De acordo com Donald Trump, depois de 24 horas, a 'Guerra de 12 dias' será considerada encerrada.

Rozensjain, sustentou que as forças do país já eliminaram mais da metade dos 400 lançadores de mísseis do Irã e que Israel está perto do seu objetivo.

Na economia, o mercado já precificava um cessar-fogo entre Israel e o Irã. Depois de começar o dia em alta, a cotação do petróleo despencou 7%.

Fonte CBN

 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!