Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Dias após a morte do garoto David Kauan Silva da Costa, de 12 anos, que foi atropelado por um trator enquanto dormia sob um papelão no aterro sanitário de Teresina, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, afirmou que “lugar de criança é na escola” e revelou detalhes da campanha que será lançada nesta quinta-feira (26).
O último balanço divulgado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil aponta que, em 2019, havia no Piauí 51.803 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil. Considerando que a população estimada nessa faixa etária no estado era de 653.105 no mesmo ano, o número de crianças e adolescentes trabalhadores correspondia a 7,9% do total — acima da média nacional, que era de 4,8%.
A campanha, de acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, “busca estimular a sociedade e o Poder Público a adotarem ações concretas de enfrentamento à exploração infantil, com iniciativas eficientes, didáticas e elucidativas, além de fomentar uma cultura de valorização da infância por meio de ações educativas, preventivas e interinstitucionais voltadas à erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas”.
O desembargador Aderson Nogueira ressaltou a importância de que as crianças estejam na escola:
“O Tribunal do Piauí, como todos os tribunais do Brasil inteiro, é muito atento a todas aquelas demandas que têm grande apelo social. Há quanto tempo falamos sobre o trabalho infantil, e lugar de criança é na escola. Então, o Tribunal é muito sensível a essa pauta, e nós vamos oficializar, com outros parceiros, a campanha no estado do Piauí”, finalizou.
Fonte Cidade verde