Petróleo tem alta após retaliação do Irã a bombardeios dos EUA a instalações nucleares

Petróleo tem alta após retaliação do Irã a bombardeios dos EUA a instalações nucleares

leandro santos
0

 


A semana começa com o petróleo em alta por causa da retaliação do Irã aos bombardeios dos Estados Unidos a instalações nucleares.

O Congresso iraniano aprovou uma resolução que pede o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passam diariamente cerca de 20% de todo o petróleo comercializado no mundo. A medida ainda precisa do aval do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do aiatolá Ali Khamenei, mas a possibilidade de bloqueio gera preocupação com a oferta global da commodity.

Nas últimas horas, o preço do barril de petróleo disparou mais de 5% e atingiu US$ 81,40. As principais bolsas asiáticas também operaram em queda nesta madrugada.

A Agência Internacional de Energia Atômica convocou para esta segunda-feira (23) uma reunião de emergência em Viena, na Áustria, para discutir a situação no Irã.

Segundo o governo Donald Trump, os bombardeios atingiram a usina nuclear de Fordow; os prédios e túneis de armazenamento de material enriquecido de Isfahan e a central de combustíveis da usina de Natanz.

O Irã informou que havia retirado o material nuclear antes do ataque americano às instalações. Neste domingo, os Estados Unidos admitiram que não sabem o paradeiro do estoque de urânio do Irã.

Fonte CBN

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!