Piauí lançará SoberanIA:1ª IA independente das big techs e respeitando sotaques

Piauí lançará SoberanIA:1ª IA independente das big techs e respeitando sotaques

leandro santos
0

 Foto: Ascom

Genuinamente piauiense, SoberanIA será a primeira 1ª plataforma de Inteligência Artificial (IA) utilizando um supercomputador local, a maior dataset, e funcionando sob o domínio do Estado do Piauí. É um projeto ousado, inovador, já que atualmente as inteligências artificiais utilizam uma big tech de empresas estrangeiras. A proposta do governo do estado é ter uma IA em língua portuguesa, independente e respeitando os sotaques e a cultura local.  

O lançamento do projeto será amanhã (25), às 11h, no Palácio de Karnak. A SoberanIA se apresenta como uma LLM (Large Language Model) voltada para superar barreiras linguísticas e promover a inclusão digital. Diferentemente de modelos como ChatGPT, que operam majoritariamente em inglês, a nova IA será treinada exclusivamente em português. 

A SoberanIA, segundo o governo, terá uma base de conhecimento com mais de 100 bilhões de palavras em português, a plataforma promete operar de forma independente, utilizando um gigantesco banco de dados do estado. 

Um CHATGPT do Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT) disse que será uma espécie de ChatGPT de propriedade do governo do Estado.

“É realmente algo importante, sobretudo para aplicações governamentais. A grande utilidade do SoberanIA vai ser usar os dados da segurança pública, da saúde pública, que você não poderia confiar a outros organismos de fora do país. A plataforma vai poder ter os benefícios da IA com a segurança de um LLM em português e pertencente ao governo do Estado”, disse o governador. 

A iniciativa é operacionalizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) em parceria com a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA).

O presidente do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Cristiano Vargas, ressaltou que a escolha do nome resume a missão da plataforma que é a soberania das informações.

“Não será necessário usar dados de empresas estrangeiras, os órgãos públicos, cidadãos, universidades e empresas podem utilizar a partir do banco de dados de forma segura. O SoberanIA é mais que uma ferramenta tecnológica, é um projeto de identidade, de autonomia e de futuro. É a inteligência artificial olhando para o Brasil a partir do Brasil”, disse Cristiano Vargas. 

O secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, ressaltou que a ferramenta também será utilizada para otimizar processos administrativos e auxiliar na formulação de políticas públicas, com análises em áreas como saúde, educação e segurança.

“A SoberanIA promoverá um governo conversacional, permitindo que cidadãos interajam diretamente com órgãos públicos por meio de um chat baseado na plataforma”, disse. 

Fonte Cidade verde

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!