Foto: Ascom/Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vai realizar um novo mutirão de cirurgias de catarata em Teresina. Serão ofertadas 3.396 vagas, e desta vez, os pacientes não precisarão de encaminhamento por Unidade Básica de Saúde (UBS) para participar da triagem.
As senhas para as consultas serão distribuídas nos dias 23 e 24 de junho, das 7h às 18h, no Hospital H Visão, localizado na Rua Goiás, nº 798, bairro Piçarra, zona Sul da capital. As consultas ocorrerão entre os dias 25 e 30 de junho, com previsão de agendamento imediato para os casos com indicação cirúrgica.
De acordo com o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o mutirão é voltado para pessoas com 58 anos ou mais, além de adultos entre 18 e 58 anos que já tenham diagnóstico confirmado de catarata. Para participar, é necessário apresentar documento de identidade e Cartão do SUS.
“Após as consultas, quem tiver indicação para a cirurgia já sairá com a data do procedimento agendada”, afirmou Campêlo.
A catarata é uma doença ocular que provoca a perda da transparência do cristalino, deixando a visão opaca. A condição é comum no envelhecimento, mas também pode ocorrer de forma congênita ou ser causada por fatores como exposição solar sem proteção adequada. A cirurgia é o tratamento mais eficaz e pode devolver a qualidade de vida ao paciente.
Fonte Cidade verde