Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O estado do Piauí vem consolidando sua posição como um dos principais polos do agronegócio brasileiro, com crescimento robusto no PIB, na produção agrícola, nas exportações e geração de empregos.
Para o advogado Germano Coelho, especializado em Direito do Agronegócio, esse cenário apresenta grandes oportunidades, mas também demanda atenção às questões regulatórias, fundiárias e de infraestrutura jurídica.
De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan), o Piauí registrou a maior alta percentual do Produto Interno Bruto (PIB) em toda a região Nordeste em 2022. Este registrou avanço de 6,2% em 2022 sobre o ano anterior, superando a média da região Nordeste (3,6%) e do país (3,0%). O setor agropecuário teve destaque, com incremento de 14,8% . Entre 2015 e 2023, a produção agrícola cresceu 384%, passando de R$ 2,6 bilhões para quase R$ 13 bilhões.
“O Piauí consolida um verdadeiro salto econômico com base no agronegócio. Esse vigor exige hoje um olhar jurídico apurado, sobretudo em temas como regularização fundiária, contratos agrícolas, infraestrutura de escoamento e sustentabilidade. São demandas complexas que, se endereçadas com segurança jurídica, podem atrair ainda mais investimentos e promover desenvolvimento inclusivo”, alerta Coelho.