Foto: Graciane Araújo/ Cidadeverde.com

Vinte alunos de escolas públicas do Piauí embarcaram na tarde desta sexta-feira (08)) para Portugal. Eles participam do Seduckathon, um intercâmbio educacional, promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Cheio de sonhos, os estudantes compartilharam as expectativas para viagem. Na Europa, pelos próximos 30 dias, os jovens participarão de oficinas com startups, palestras sobre design de serviços e atividades culturais voltadas ao desenvolvimento de competências técnicas, criativas e sociais.

Ronielson Santos, natural de Oeiras, no interior do estado, conta que sente orgulho da própria trajetória estudantil. Diariamente, ele percorre 2 horas para chegar até à escola.
"Fico orgulhoso comigo mesmo e acredito que minha família sente o mesmo. É gratificante", disse o estudante.
O embarque dos alunos foi marcado por emoção. A trabalhadora rural, Maria Alcina, conta que a pesar de não ter concluído o Ensino Fundamental, vê na filha, Daiana Maria, a esperança de mudar a história de toda a sua família. Elas são de Caldeirão Grande do Piauí, cidade com pouco mais de 5 mil habitantes.
"Uma alegria muito grande. Tô emocionada demais! é uma coisa que nunca tive e também nunca tive a condição de dar o que ela tem hoje aqui. É um sonho!", disse a mãe.
Foto: Graciane Araújo/ Cidadeverde.com

Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, a viagem é resultado de uma política pública que incentiva a inovação e o protagonismo estudantil.
"Eles vão viver realmente uma experiência inesquecível, transformadora, como eu costumo dizer, vão ser transformados lá para chegarem aqui para transformar as suas escolas, as suas comunidades, as suas cidades, o nosso Estado, sendo protagonistas desse Piauí mais desenvolvido, mais pujante, mais tecnológico", afirmou o secretário.
Ao todo, em 2025, 130 estudantes e 26 professores viajarão para seis países: Portugal, Alemanha, China, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. Todo o suporte logístico de passagens, hospedagem, alimentação, passaporte, visto, seguro e acompanhamento pedagógico é garantido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.
Foto: Graciane Araújo/ Cidadeverde.com
