
No bairro Morada do Sol, Zona Leste de Teresina, a Praça Jéssica Nogueira é hoje sinônimo de vida comunitária. Mas nem sempre foi assim. Quem conta essa história é o casal Adevaldo de Nogueira e Glória Braga, que mora na região há quase 30 anos e ajudou a transformar o local, que já foi um aterro sanitário, em um espaço de lazer, esporte e encontro para os vizinhos.
“Quando nós chegamos aqui, isso funcionava só como aterro sanitário. As pessoas jogavam dejetos, podas, material de construção. Foi uma luta contínua da gente. A gente chegava, plantava; chegava alguém, danificava, quebrava. E a gente, com muita luta, foi conseguindo até chegar no que está hoje”, relembra Adevaldo.
A praça chegou a ser incluída, em um projeto da prefeitura, como área de contenção de águas pluviais. “Imagine você, uma área que não tem uma gota d’água, quando termina a maior chuva de Teresina, com cinco minutos não tem mais nada, transformar em lagoa de contenção para trazer doenças para a comunidade. Nós nos mobilizamos e conseguimos mudar isso”, conta o morador.
Hoje, além de bancos e jardins, o espaço conta com parquinho infantil, quadra para a prática de beach tênis e até uma horta comunitária. Segundo Glória, cada frequentador tem responsabilidade na manutenção. “Nós lutamos por essa praça. Essa praça é vida. Quem vem aqui tem a obrigação de manter organizada e limpa. Nós nos reunimos todos os dias a partir das quatro e meia da tarde, fazemos lanche, conversamos, festejamos. Até a rega das plantas é dividida: cada um tem seu dia de cuidar”, relata.
O relato faz parte da campanha “Teresina 173 anos – Uma cidade boa praça”, promovida pela TV Cidade Verde em comemoração ao aniversário da capital. A ação busca resgatar a história de praças e outros espaços simbólicos da cidade. Nesta sexta-feira (8), a equipe esteve na Praça Jéssica Nogueira; neste sábado (9), a programação segue com atividades no Parque da Cidadania e no Parque Nova Potycabana.
Fonte Cidade verde