
A iniciativa tem como objetivo estruturar e modernizar os procedimentos de organização, classificação, digitalização e preservação do acervo documental do Poder Legislativo Municipal, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos.
Em entrevista ao Portal V1, o presidente Toi Velho destacou a importância da novidade e explicou que a parceria foi formalizada com a empresa R2 Tecnologia em Gestão LTDA, responsável pela execução do projeto.
“Esse projeto é muito importante porque vai possibilitar a consulta de todo o acervo da Câmara de forma digital documentos, requerimentos, todo o material e o melhor é que não haverá nenhum custo para o Legislativo, já que fomos selecionados para participar desse projeto piloto da empresa R2 Tecnologia em Gestão”, afirmou o presidente.
Além do avanço na modernização, Toi Velho lembrou que a Câmara de Novo Oriente foi a primeira da região a implantar o sistema de votação eletrônica. Segundo ele, os investimentos em tecnologia se somam a iniciativas voltadas para a população, como a oferta de cursos em parceria com o Senar Piauí, por meio da Escola do Legislativo que foi reativada nessa gestão.
“Estamos disponibilizando os cursos de Cadastro Ambiental Rural e de Artesanato com Fibra de Palha de Carnaúba, mostrando que a Câmara pode ir além do seu papel fiscalizador. Essas conquistas só são possíveis graças à vontade política e ao apoio que recebemos dos nossos colegas”, concluiu.