A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (7), a Campanha Agosto Lilás 2025, que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha. O evento aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina.
Com o tema “Educação como ferramenta de prevenção ao feminicídio”, a campanha de 2025 reforça o papel da conscientização para combater todas as formas de violência contra a mulher. A Sempi aposta na articulação entre governo, escolas, sociedade civil e iniciativa privada para fortalecer a rede de proteção.
"Estamos trabalhando com o protocolo Ei, Mermã! Não se Cale, que capacita profissionais de bares e restaurantes. É um trabalho contínuo, para que eles saibam como acolher a mulher, a quem recorrer e quais canais acionar ao perceber uma situação de violência. Também temos o Ônibus Lilás, que vai circular não só em Teresina, mas em vários municípios", ressaltou Zenaide.
A secretária Zenaide Lustosa destacou que o governo do estado está ampliando os equipamentos públicos voltados ao acolhimento de mulheres em situação de violência.
"Estamos entregando, este ano, o Centro de Referência da Mulher em São Raimundo Nonato e, em Picos, outro espaço de acolhimento. Também estamos no processo de licitação da Casa da Mulher Brasileira de Parnaíba. E já está no nosso planejamento o início da construção de um Centro de Referência em Floriano", afirmou.
Durante o evento, foram divulgados os canais de denúncia disponíveis, como o WhatsApp Ei, Mermã, Não se Cale! (0800 000 1673), que funciona 24 horas. A população também foi orientada sobre os serviços de acolhimento psicológico e o funcionamento da rede de proteção às mulheres no estado.
A programação do Agosto Lilás 2025 inclui o lançamento de um podcast temático da Sempi, além de rodas de conversa, palestras e atividades em escolas, comunidades, órgãos públicos e cidades parceiras. As ações itinerantes com o Ônibus Lilás visam ampliar o alcance da campanha em todo o território piauiense.
Fonte cidade verde