Em reviravolta, oposição elege Carlos Viana para presidência da CPMI das fraudes no INSS

Em reviravolta, oposição elege Carlos Viana para presidência da CPMI das fraudes no INSS

leandro santos
0

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (20) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS. A convocação foi feita nesta segunda-feira (18) pela Secretaria do Congresso. O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, já havia anunciado na semana passada que o colegiado, criado em junho, começaria a funcionar ainda nesta semana.


No entanto, uma supresa aconteceu em relação à eleição da presidência, que era considerada certa. O esperado era que o senador Omar Aziz (PSD), aliado do presidente Lula e habitual apoiador das pautas do governo, fosse eleito presidente da CPMI, que vai investigar fraudes em descontos aplicados a aposentadorias e pensões do INSS. No entanto, a oposição conseguiu eleger o senador Carlos Viana (Podemos) como presidente do colegiado.


A escolha de Aziz era parte de um acordo político, e havia resistência por parte de alguns integrantes da oposição.


Viana ainda trocou o relator. No lugar do deputado Ricardo Ayres (Republicanos), escolhido anteriormente por Hugo Motta, foi indicado o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar (União).


O requerimento de criação da CPMI prevê a participação de 16 deputados e 16 senadores como membros titulares, além de 32 suplentes. O prazo inicial de funcionamento é de até 180 dias, com custo estimado em R$ 200 mil.

Resposta

Após a derrota na CPMI do INSS, o governo convocou uma série de reuniões logo após a reunião ali do colegiado no Senado. Assim que terminou e que então tinha a expectativa de que o Omar Aziz assumisse a presidência dessa Comissão Parlamentar de Inquérito Mista e que Ricardo Aires assumisse a relatoria, e conforme teve até uma regra volta ali, na verdade, porque ontem o PL decidiu apresentar uma candidatura de Carlos Viana, que hoje acabou vencendo Omar Aziz, e ele indicou Alfredo Gaspar como relator.


Logo depois, então, o Lula chamou o presidente da Câmara para uma reunião, inclusive ele está reunido com Motta no Palácio da Alvorada.


Enquanto isso, Gleisi Hoffmann está com líderes do governo e da base na Secretaria de Relações Institucionais no Palácio do Planalto. A ministra vai ao Planalto e ao Congresso para uma reunião com Motta e, depois, com Davi Alcolumbre, justamente para tratar desse assunto.


Nos bastidores, os parlamentares e até aliados do governo falam que o governo cantou uma vitória antes e até para barrar e evitar desgaste nessa CPMI, mas o plano acabou sendo frustrado pela oposição.
Fonte cbn
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!