Gabinete de Segurança de Israel aprova plano de Netanyahu para ocupação militar de Gaza

Gabinete de Segurança de Israel aprova plano de Netanyahu para ocupação militar de Gaza

leandro santos
0



O Gabinete de Segurança de Israel aprovou nesta sexta-feira (08) um plano do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para ocupação militar da Cidade de Gaza. A decisão foi tomada depois de o premiê ter dito que pretende assumir o controle de toda a Faixa de Gaza.

O chefe das Forças Armadas israelenses se posicionou contra o plano, alegando que a operação colocaria em risco os cerca de 20 reféns ainda vivos mantidos pelo Hamas e sobrecarregaria ainda mais as tropas após quase dois anos de guerra.

Segundo comunicado divulgado pelo gabinete, a operação será acompanhada do fornecimento de ajuda humanitária à população que estiver fora das zonas de combate.

De acordo com o jornal The Times of Israel, a ação também deve exigir a retirada de todos os civis palestinos da Cidade de Gaza, onde estão atualmente cerca de oitocentas mil pessoas.

O prazo para a primeira fase da operação, que inclui o esvaziamento da cidade de Gaza e a expansão da distribuição de ajuda humanitária, seria 7 de outubro. A data marca o segundo aniversário do ataque liderado pelo Hamas que desencadeou a guerra.

O deslocamento em massa forçado surge em meio ao aumento do número de mortes provocadas pela fome no enclave em razão da guerra.

O Hamas afirmou que os planos representam um golpe durante as negociações por um cessar-fogo e revelam a disposição de Netanyahu para sacrificar os reféns em nome de seus interesses pessoais.

Representantes da facção disseram à emissora Al Jazeera que tratariam qualquer governo civil instalado por Israel como "parte das forças de ocupação", sugerindo que não abririam mão da guerra de guerrilha.
Fonte cbn

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!