Internações por covid-19 no Rio se estabilizam, mas alertas crescem

Internações por covid-19 no Rio se estabilizam, mas alertas crescem

leandro santos
0

 


São Paulo (SP), 02/05/2023 - Vacina bivalente contra covid-19 da Pfizer no posto móvel de vacinação da Unidade Básica de Saúde - UBS República na galeria subterrânea da praça do Patriarca. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O número de internações por covid-19 no Rio de Janeiro parou de crescer desde a semana passada. Porém, três dos oito indicadores precoces da saúde apresentaram aumento. São eles: as taxas de positividade dos testes rápidos na rede particular, os exames de PCR analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado e o número de atendimentos de crianças com suspeita da doença nas UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento.

Os dados são do Panorama covid-19 desta semana, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a secretaria, o cenário mostra uma queda momentânea nos casos graves. Mas as autoridades de saúde reforçam a importância de manter a vacinação em dia e adotar cuidados individuais, como o uso de máscaras e a higiene das mãos.

O SUS também disponibiliza um tratamento para casos leves em pessoas acima de 65 anos ou imunocomprometidas, desde que iniciado nos primeiros cinco dias de sintomas da doença.

A superintendente de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado, Luciane Velasque, lembrou que, desde o início do ano, há o predomínio da variante Ômicron em todas as semanas epidemiológicas, com a detecção de diferentes subvariantes.

Ela destacou que a vacina disponível reforça a proteção contra essa linhagem da doença, por isso é importante manter a caderneta em dia.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!