OAB de Valença promove 1º Fórum de Combate a Incêndios no Vale do Sambito , veja fotos e videio

OAB de Valença promove 1º Fórum de Combate a Incêndios no Vale do Sambito , veja fotos e videio

leandro santos
0

A Subseção da OAB de Valença do Piauí, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizou com grande sucesso, nesta sexta-feira (8), o 1º Fórum de Combate a Incêndios no Vale do Sambito.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e reuniu brigadistas de várias cidades da região, contando com a participação de especialistas como Werton Francisco (Defesa Civil), Loyane de Sá (Secretaria de Saúde de Valença), Shandallyê Araújo (SEMARH), Sara Cardoso (SEMARH) e o advogado Oto Soares, especialista em direito ambiental e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB de Valença.

O presidente da Subseção, advogado Dr. Filipe Rufino, falou sobre os objetivos do fórum:

“Estamos se aproximando do período mais quente do ano, onde se intensifica essa situação das queimadas, e é bem corriqueiro essa situação aqui no Vale do Sambito. E, pensando nisso, nós da OAB, em parceria com a ESA, com a Comissão do Meio Ambiente e com as prefeituras e secretarias de meio ambiente, resolvemos fazer esse primeiro Fórum de Combate de Incêndio”, disse o presidente, que também destacou a parceria da OAB com a sociedade.

“A OAB é a casa da cidadania. É um compromisso da minha gestão expandir os trabalhos do lado social da nossa instituição. Nós não trabalhamos só para o advogado, trabalhamos para o advogado, mas também para toda a comunidade. No mês de agosto se comemora o mês da advocacia, onde estamos realizando ações voltadas para o advogado, mas também com ações que englobem toda a sociedade.”

A vice-presidenta da Subseção, advogada Kássia Fernanda, também enalteceu a importância do debate:

“É um evento de extrema valia. Nós conseguimos organizar as instituições para uma temática que é recorrente, as queimadas. Todos os anos nós temos esse problema, sofremos com a estiagem, que beneficia o aumento, de forma escalonada, das queimadas. Então, nós temos prejuízos para a saúde, para o meio ambiente, e hoje nós conseguimos unir forças unimos a OAB, a ESA, os municípios para trazer esse evento com palestrantes renomados para conscientizar e orientar a respeito desse tema.”

O coordenador de instrução, prevenção e combate a incêndios florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, ressaltou que a discussão ocorre em um momento oportuno:

“É um período que a gente já se encontra em estiagem no Piauí e alguns municípios sofrendo com seca verde anteciparam esse período de queimadas. Essa iniciativa da OAB junto com os municípios nos ajuda a levar esse conhecimento sobre os eventos de fogo nessa região. Essa integração é importante.”

A prefeita de Pimenteiras, Lucia Lacerda, parabenizou a subseção e destacou a preocupação dos gestores:

“Muito importante esse primeiro fórum realizado aqui em Valença, promovido pelo Dr. Filipe, a quem quero parabenizar, e a todas as pessoas que com ele tiveram essa excelente ideia, pois é de fundamental importância, Sérgio, um fórum como esse. Porque a gente já está preocupada com a questão das queimadas, e a gente sabe que prevenir é melhor que remediar.”

O diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil, Werton Francisco, avaliou positivamente a iniciativa:

“Esse evento sintetiza muito da boa vontade do povo do Vale do Sambito, das autoridades do mundo jurídico, do mundo militar, do mundo político, de estar preparado para enfrentar essa contingência e todos os riscos, para evitar que ninguém perca nada, a exemplo de outros episódios lamentáveis que a gente teve na nossa história recente.”

A climatologista e coordenadora da sala de monitoramento e prevenção de eventos climáticos extremos da Semarh, Sara Cardoso, alertou para os perigos da estiagem:

“Nós estamos aí com características típicas do B-R-O-bró antecipadas, ou seja, temperaturas elevadas acima da média, umidades críticas. Nós tivemos uma estação chuvosa totalmente irregular, fora do comum, então isso tudo colaborou para que a gente tivesse uma seca mais expressiva. E com essa seca, a gente está aí com grande risco de incêndios florestais. Esse debate é importante porque a gente consegue dialogar com várias esferas do Vale do Sambito sobre a questão dos incêndios florestais e como orientar e reagir caso ocorra um incêndio florestal.”

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB de Valença, advogado Oto Soares, destacou o planejamento do evento:

“Quando assumi a comissão de meio ambiente, o intuito era a gente começar a trazer a OAB para essa discussão das mudanças climáticas que a gente tem enfrentado ano após ano, e a cada ano com uma frequência maior. Um dos grandes gargalos da região valenciana é a questão das queimadas nesse período do B-R-O-bró, onde elas se intensificam mais pelas ações criminosas nas PIs, BRs e pela produção agrícola, onde o produtor usa o fogo ainda para a limpeza das terras. Então, como OAB, conversando com o presidente e com a vice-presidenta, a gente disse que estava na hora de encampar essa questão, e estamos realizando esse simpósio” informou. Informações Portal v1

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!