Putin e Zelensky podem se reunir pela primeira vez em três anos de guerra nos próximos dias

Putin e Zelensky podem se reunir pela primeira vez em três anos de guerra nos próximos dias

leandro santos
0

Os presidentes da Rússia e da Ucrânia podem se reunir nos próximos dias, pela primeira vez em três anos e meio de guerra. Segundo a agência de notícias Reuters, o encontro deve ocorrer na Hungria. Depois de receber o ucraniano Volodymyr Zelensky e sete líderes europeus na Casa Branca, o presidente Donald Trump telefonou para Vladimir Putin e disse que está preparando o encontro trilateral.


O governo russo confirmou a ligação, mas disse que a possibilidade de um encontro com Zelensky é apenas uma ideia. O presidente da Ucrânia disse que está pronto para se encontrar com Putin e que a reunião deve acontecer sem exigências prévias.


Segundo o jornal Financial Times, Zelensky prometeu a Trump comprar 100 bilhões de dólares em armas dos Estados Unidos em troca de garantias de segurança. Após o encontro, Volodymyr Zelensky reforçou a principal reivindicação dos líderes europeus:


'Acho que tivemos uma boa conversa com o presidente Trump. Talvez a melhor aconteça no futuro, mas essa foi muito boa e nós falamos sobre pontos muito sensíveis. O primeiro foi sobre as garantias de segurança e estamos muito felizes que todos estejamos aqui com todos esses líderes. A segurança da Ucrânia depende dos Estados Unidos e desses líderes que estiveram conosco'.


O presidente Donald Trump afirmou que Putin concordou em permitir as garantias de segurança aos demais países europeus. O republicano deixou em aberto a possibilidade de que a Rússia anexe cerca de 20% do território ucraniano, que já ocupa militarmente:


'Acredito que as nações europeias vão assumir grande parte do fardo. Vamos ajudá-las a garantir a segurança. Também precisamos discutir as possíveis trocas de território, levando em consideração a atual linha de contato. Acho que o presidente Putin quer encontrar uma resposta e veremos que, em um certo período de tempo, em uma ou duas semanas, saberemos se vamos resolver isso ou se essa luta horrível vai continuar'.
Fonte CBN

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!