Audiência pública discute precariedade do transporte coletivo urbano em Picos

Audiência pública discute precariedade do transporte coletivo urbano em Picos

leandro santos
0

 Foto: Cidadeverde.compicos

Na manhã desta quarta-feira (01), foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Picos uma audiência pública para tratar sobre a situação do transporte coletivo urbano da cidade. A iniciativa partiu do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 7ª Promotoria de Justiça, e reuniu representantes da empresa responsável pelo serviço – L.D.L. Turismo e Transportes –, da Prefeitura de Picos, de instituições de ensino e da comunidade em geral.

O encontro abriu espaço para que os usuários expusessem sua insatisfação com a precariedade do serviço, além de oportunizar que os órgãos envolvidos – empresa, poder público e Justiça – apresentassem seus posicionamentos e propostas de encaminhamento.

O promotor de justiça titular da 7ª Promotoria do MPI-PI, Paulo Maurício Gusmão destacou que o momento é decisivo para a busca de soluções coletivas.

“O Ministério Público está aqui para ouvir a sociedade sobre o transporte público de Picos. É notório que a empresa responsável pelo serviço passa por dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, a população enfrenta a precariedade do transporte. Esse momento é crucial para discutirmos melhorias, todos juntos: Ministério Público, prefeitura, empresa e sociedade. O rompimento do contrato é uma medida extrema; neste momento pensamos em dialogar para buscar a melhor saída”, afirmou.

O vereador Rinaldinho reforçou a importância do debate e defendeu ações conjuntas para minimizar os problemas enfrentados diariamente pela população.

“Nossa intenção é que esse debate possa gerar frutos e a gente consiga melhorar o transporte coletivo na cidade de Picos. Esse problema é constante e precisamos minimizar esta situação. Sabemos que a empresa precisa de suporte financeiro, mas também é necessário que os órgãos fiscais atuem para coibir o transporte clandestino. São muitas ações que precisam ser pensadas”, pontuou.

Representando juridicamente a L.D.L. Turismo, o advogado Kleber Curica assegurou que a empresa vive um período de transição e que haverá melhorias na frota.

“A empresa detentora da concessão do transporte público vem dialogando com a prefeitura e estamos aqui para ouvir a população. Não haverá mais paralisações e haverá também melhoria no serviço a ser prestado. O diálogo com a prefeitura tem sido propositivo e buscamos avançar para garantir um transporte de qualidade”, declarou.

Já a Prefeitura de Picos, por meio de seus representantes, informou que vem respeitando decisão judicial que garantiu a permanência da L.D.L. como concessionária do serviço, mas ressaltou que a gestão tem fiscalizado e acompanhado de perto a situação.

“O município respeita a liminar que determinou a continuidade da empresa e não tem se furtado da fiscalização, realizando inspeções quanto à qualidade do serviço. Estamos em diálogo constante com a empresa e aguardamos a adoção das medidas de melhorias que já foram acordadas”, destacou.

A audiência encerrou-se com o compromisso das instituições envolvidas em manter o diálogo aberto e buscar alternativas para garantir à população de Picos um transporte público mais seguro e de melhor qualidade.

Entenda a crise do transporte coletivo em Picos

A crise no transporte público de Picos teve início em abril de 2025, quando a Prefeitura decidiu romper o contrato com a empresa KB Transportes, após dois veículos da concessionária serem apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para amenizar a situação, a gestão municipal implantou uma frota emergencial com cinco ônibus, que passaram a circular de forma gratuita pela cidade.

No entanto, em junho, a Justiça determinou o retorno das operações da KB Transportes, decisão que reacendeu os impasses entre a empresa e o poder público.

Diante do agravamento do problema, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) convocou uma audiência pública para o dia 1º de outubro de 2025, com o objetivo de discutir alternativas e soluções para o transporte coletivo urbano no município.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!