Brasil termina Mundial de Atletismo Paralímpico em 1º lugar

Brasil termina Mundial de Atletismo Paralímpico em 1º lugar

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 04/10/2025 –  Brasil mira liderança inédita no Mundial de Atletismo Paralímpico.
Foto: Alessandra Cabral/CPB
© ALESSANDRA CABRAL/CPB

O esporte Paralímpico do Brasil viveu um dia histórico neste domingo (5). Pela primeira vez, terminamos o Campeonato Mundial de Atletismo na ponta do quadro de medalhas, na competição em Nova Déli, na Índia. Foram 44 pódios, sendo 15 ouros, 20 pratas e 9 bronzes.

Para se ter a dimensão do feito brasileiro, esta é somente a segunda vez que a China não fica no topo do quadro de medalhas do Mundial de Atletismo Paralímpico. A última vez foi há 12 anos, quando a Rússia ficou em primeiro, na edição de Lyon, na França. Em terceiro lugar para esta edição de 2025 ficou o Irã, com 9 ouros e 16 medalhas ao todo.

Segundo o Comitê Paralímpico, a excelente campanha é resultado de um trabalho que já vinha sendo feito. Nas últimas três participações (em Kobe em 2024, em Paris em 2023 e em Dubai em 2019), o Brasil terminou na segunda colocação.

Além do recorde de medalhas, teve atleta brasileiro dando show no primeiro lugar do pódio. Jerusa Geber ganhou duas de ouro, fazendo a melhor marca na prova dos 200 metros T11 (de deficiência visual): 24 segundos e 88 milésimos. Ela se tornou a atleta brasileira, entre todos, com mais medalhas na história dos Mundiais. Já subiu ao pódio 13 vezes e levou para casa 7 ouros, 5 pratas e 1 bronze. Detalhe: todos os atletas brasileiros participaram da competição patrocinados pelo Bolsa Atleta.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!