Cadastro reserva do CNU pode ser convocado em breve, diz ministra

Cadastro reserva do CNU pode ser convocado em breve, diz ministra

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 01/10/2025 – A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do programa Bom dia, Ministra, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

Os candidatos em cadastro de reserva do primeiro Concurso Público Nacional Unificado podem ser chamados nos próximos dias. A declaração foi da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pela EBC, nesta quarta-feira (1).

"Muito breve, né? Assim, eu tenho uma expectativa que é nos próximos dias ou próxima semana, no máximo. A gente está muito em breve para começar a chamar o cadastro de reserva do CPNU 1 e vamos continuar chamando", diz.

Segundo a ministra, órgãos como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e agências reguladoras podem ter vagas preenchidas. Esther Dweck esclareceu ainda que as vagas do CNU 2, que tem a primeira prova no próximo domingo, são diferentes das oferecidas na edição anterior. Por isso, os candidatos não concorrem pelas mesmas oportunidades.

Nesta segunda edição do Concurso Unificado, 760 mil candidatos concorrem a 3.600 vagas no governo federal. A ministra também afirmou que não há previsão para uma terceira edição em 2026. No programa, Dweck ainda defendeu a estabilidade de servidores públicos na reforma administrativa. O tema é discutido na Câmara dos Deputados. Entre os tópicos, estaria a possibilidade de contratações temporárias, o que é criticado por entidades representativas de servidores.

"A gente defende a estabilidade do servidor público, a gente acha que os servidores tem que ser profissionalizados, estáveis, porque isso é uma proteção do Estado brasileiro e que contratos temporários tem que ser nas situações previstas em lei que são muito específicas. E a gente precisa estar melhorando para a qualidade da condições de trabalho dessa dessa equipe temporária, mas a gente não é favorável a uma generalização de contratação temporária no serviço público federal", afirma.

A ministra também falou sobre o projeto Inspire, que vai investir R$ 390 milhões no uso de Inteligência Artificial no setor público. Os recursos serão aplicados ao longo de quatro a cinco anos, com um quarto previsto já para 2025. A ideia principal é a integração das bases de dados para agilizar e personalizar a prestação de serviços à população.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!