Foto: Arquivo Pessoal

O Piauí celebra, no próximo dia 19 de outubro, 203 anos de emancipação, mostrando que a inovação também nasce de suas raízes. Um dos exemplos é o Programa CapacitIA, desenvolvido pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), que tem transformado o acesso à tecnologia entre servidores públicos e comunidades do estado.
O programa, iniciado em julho de 2024, já capacitou mais de mil servidores e, hoje, é um dos símbolos da transformação digital do estado, unindo tecnologia e cidadania.
"IA é minha estagiária"
Entre os exemplos de transformação feitos pelo CapacitIA está o da servidora pública Camila Marques, assessora técnica da Secretaria para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Com baixa visão, ela encontrou no programa uma oportunidade de romper barreiras e ampliar seu potencial profissional.
“O CapacitIA transformou minha vida profissional e pessoal. Durante o curso, fui desafiada e aprendi que a inteligência artificial não vem para nos substituir, mas para nos ajudar. Quem souber trabalhar com ela estará à frente”, contou.
Foto: Arquivo Pessoal

Camila relata que aprendeu a desenvolver aplicativos, algo que jamais imaginou ser possível, e, hoje, utiliza ferramentas de IA para aumentar sua produtividade.
“Uso para descrever imagens, ler documentos e resumir textos. A inteligência artificial virou minha estagiária: eu oriento, supervisiono e ganho tempo. Com isso, tornei-me mais eficiente e consegui superar limitações impostas pela deficiência visual”, lembrou.
Letramento digital
A coordenadora de Inclusão Digital e Tecnologias Assistivas da SIA, Marina Reis, destaca que o CapacitIA surgiu visando levar letramento digital à população.
" O programa democratiza o uso da tecnologia e aproximar servidores, educadores e cidadãos das ferramentas digitais e da IA. .A ideia é ensinar desde o uso básico do celular até como utilizar serviços públicos digitais, como o Gov.Pi Cidadão e o Piauí Saúde Digital. Parece algo simples, mas muita gente ainda tem dificuldade em ações cotidianas, como pedir um carro por aplicativo ou enviar um e-mail. Nós acreditamos que o aprendizado só se consolida na prática. Em cada módulo, há um momento em que os alunos colocam a mão na massa com o próprio celular. Isso faz toda a diferença”, destacou.
O CapacitIA funciona por meio de quatro pilares estratégicos.
- Servidores: Qualificação dos servidores públicos estaduais, com capacitações organizadas em ciclos temáticos, atendendo às necessidades específicas de diferentes áreas da administração.
- Autonomia Digital: Oferece capacitações gratuitas em IA para a sociedade em geral, visando à inclusão digital.
- Educação: Capacita professores e gestores escolares para integrar a IA ao processo de ensino nas escolas estaduais.
- Tecnologia: Oferece formação avançada para profissionais de TI do estado, criando um núcleo de excelência em IA no governo.
Uma nova fase, está se dedicando aos idosos, e busca incluir esse público nas transformações digitais que estão redesenhando a rotina de todos.
“Queremos ensinar, por exemplo, como agendar medicamentos na Farmácia Popular usando o celular. São ferramentas que melhoram a autonomia e a qualidade de vida”, acrescentou.
O sucesso do CapacitIA fez o Piauí se destacar no cenário nacional. O programa está concorrendo a um prêmio nacional de inovação pública e, segundo a coordenadora Marina Reis, a expansão para órgãos externos e novos públicos reforça o compromisso do estado com a inclusão digital e a modernização da gestão pública.
“Estamos ensinando pessoas a se conectarem, não só à internet, mas a novas oportunidades. E, quando o Piauí se conecta, ele cresce com seu povo”, concluiu.
Programa Viva Piauí
O programa especial Viva Piauí será exibido no dia 18 de outubro, na TV Cidade Verde, a partir das 12h. A reprise vai ao ar no dia 19 de outubro às 9h.
Canal 5.1
- Sábado às 12h;
- Domingo às 9h;
Canal 5.2
- Domingo às 20h;
- Segunda às 20h;
- Terça às 20h.