Incêndio florestal há 18 dias já destrói mais de 94 km² de vegetação em Aroazes

Incêndio florestal há 18 dias já destrói mais de 94 km² de vegetação em Aroazes

leandro santos
0

 Foto: Reprodução/WhatsApp

Um incêndio florestal que há 18 dias atinge o município de Aroazes, no Vale do Sambito, devastou mais de 94,44 km² de vegetação, provocando grandes danos ambientais e ameaçando comunidades rurais da região. As chamas já alcançaram as localidades Barro, Amolar, Lagoa do Barro, São José e Novo Aroazes.

Para conter o fogo, foi montada uma força-tarefa composta por brigadistas e pela Força Nacional, que atua por meio da Operação Guardiões do Bioma 2025. As ações são coordenadas pelo tenente Hamylton e seguem de forma intensiva, principalmente nas áreas com maior concentração de focos ativos.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o incêndio continua sendo monitorado de perto, já que ainda há diversos pontos de fogo espalhados pelo território. Além dos danos à vegetação, animais silvestres têm sido resgatados das áreas afetadas.

“Temos nos deparado com animais silvestres tentando fugir das chamas. Recentemente encontramos uma jaguatirica na PI, bastante assustada, fugindo do fogo. Fizemos a remoção para uma área segura, verificamos se havia ferimentos, e, como não apresentava sinais de queimaduras, foi devolvida à natureza em um local apropriado”, informou a Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com as autoridades locais, o incêndio é de grandes proporções e já chegou a ameaçar residências, deslocando-se em direção ao município de Pimenteiras. As equipes seguem em alerta e intensificam o trabalho para evitar que o fogo avance ainda mais.

Fonte cidade verde
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!