Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai realizar uma verificação da balança do aterro sanitário de Teresina. A decisão foi tomada após solicitação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, que apura suspeitas de irregularidades na pesagem do lixo coletado pelo consórcio responsável pela limpeza urbana da capital.
O anúncio foi feito pelo vereador Fernando Lima (PDT), presidente da comissão, que participou de reunião com o presidente do Inmetro, Márcio André, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT), e outros vereadores. Segundo Fernando Lima, a vistoria do equipamento será fundamental para esclarecer as dúvidas levantadas pela CPI.
“A gente acertou que o Inmetro vai auxiliar a CPI do Lixo para fazer a verificação da conformidade da balança do aterro sanitário do município de Teresina. A conversa foi justamente para saber se aquela balança funciona, se presta um serviço de qualidade. Ninguém mais capacitado para dar essa informação do que o Inmetro”, afirmou o parlamentar.
De acordo com ele, o órgão federal vai disponibilizar sua estrutura técnica por meio da unidade delegada no Piauí. “O presidente Márcio André, juntamente com o diretor de planejamento, Michael Danilo, nos disponibilizou a estrutura do órgão para que a gente possa fazer essa verificação, para ver se a balança está em conformidade com as normas técnicas. Isso é muito importante para sanar qualquer dúvida que porventura tenha surgido na CPI”, disse.
Durante a agenda em Brasília, os vereadores também se reuniram com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, para tratar da ampliação de parcerias com o governo federal. “Buscamos fortalecer a parceria que há hoje entre o Ministério e a Câmara para trazer mais resultados e benefícios à população de Teresina”, afirmou Fernando Lima.