12.000 ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 unidades de fomepizol devem estar disponíveis até o final desta semana para reforçar o estoque estratégico do SUS. Esses são os antídotos adquiridos pelo Ministério da Saúde para tratar intoxicação de metanol por causa do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

As novas ampolas de etanol vão se somar às 4.300 unidades que começaram a ser distribuídas no sábado para o Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo. Até o momento, são 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes estão em investigação.
Em todo o país, são 16 casos confirmados, 14 em São Paulo e dois no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional. Ao todo, 13 estados têm casos notificados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.
