ONU pede investigação imediata de operação contra o Comando Vermelho

ONU pede investigação imediata de operação contra o Comando Vermelho

leandro santos
0

 


Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2025 - Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Operação Contenção.
Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

As Nações Unidas exigiram uma investigação imediata da megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Pelo menos 119 pessoas morreram na terça-feira (28) durante o confronto. A ONU também solicitou uma reforma nos métodos de policiamento no país.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou nesta quarta-feira (29) estar extremamente preocupado com o grande número de vítimas fatais. Guterres cobrou a investigação imediata e enfatizou que o uso da força pelas autoridades policiais deve estar em conformidade com as leis internacionais de direitos humanos.

Direitos humanos

Já o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, foi além. Pediu investigações rápidas, independentes e eficazes, além de uma reforma completa do policiamento no país. Segundo Türk, qualquer uso de força potencialmente letal deve estar alinhado com os princípios de legalidade, necessidade, proporcionalidade e não discriminação.

Para o Alto Comissário, o Brasil precisa romper o ciclo de brutalidade extrema e garantir que as operações de segurança pública estejam em conformidade com os padrões internacionais. Türk destacou que por décadas, a alta letalidade associada ao policiamento no Brasil tem sido normalizada, especialmente no Rio de Janeiro, onde o índice aumentou significativamente.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!