Rio prepara plano de segurança para visita de autoridades em novembro

Rio prepara plano de segurança para visita de autoridades em novembro

leandro santos
0

 

Rio de Janeiro (RJ), 22/10/2025 - Centro de Operações Rio amplia monitoramento com câmeras de segurança. Foto: Jorge Pex/Prefeitura do Rio
© JORGE PEX/PREFEITURA DO RIO

Diversas autoridades internacionais vão passar pelo Rio de Janeiro nos próximos dias, como prefeitos, governadores e autoridades locais, incluindo o Príncipe William do Reino Unido. Por isso, a prefeitura divulgou na manhã desta terça-feira (28), o plano operacional para a cidade na próxima semana, quando a capital fluminense vai receber grandes eventos climáticos, às vésperas da COP30 em Belém do Pará.

Segundo o governo municipal, não haverá grandes alterações no trânsito. Estão programados desvios e interdições momentâneas para a passagem de comboios de representantes internacionais, além de acessos limitados em algumas regiões, como no Centro do Rio e na Zona Portuária. Mais de 600 agentes da Guarda Municipal, com 35 viaturas, vão atuar diariamente e mais de 400 garis vão trabalhar na limpeza dos eventos.

O principal evento ocorre de 3 a 5 de novembro. O Fórum de Líderes Locais é um dos únicos eventos oficiais antes do início da Conferência da ONU sobre a Mudança do Clima. Ele vai concentrar entre 2.000 a 2.500 participantes por dia no Rio de Janeiro. Mais de 300 lideranças climáticas do mundo vão se reunir em encontros com foco em financiamento, resiliência e adaptação climática. Dentro do Fórum, estão agendados vários eventos, como a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, a Assembleia Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e o Fórum Cidades da Amazônia.

Além disso, o Rio recebe a cerimônia do prêmio Earthshot no Museu do Amanhã, no dia 5 de novembro. Considerado o Oscar da Sustentabilidade, o prêmio foi criado pelo Príncipe William e seleciona 15 soluções climáticas. Cinco delas recebem 1 milhão de libras cada.

Neste ano, dois projetos brasileiros estão na concorrência, sendo um deles o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado durante a Conferência do Clima em Belém. O documento resultante dos encontros será enviado à Cúpula de Chefes de Estado da COP30.

Outro evento que ocorre em 3 de novembro, no Porto Maravilha, é um seminário sobre soluções tecnológicas para desafios urbanos. Além disso, entre 1º e 7 de novembro, está programado o Diálogos Locais Rio 25, com eventos da sociedade civil para debater a crise climática. Serão 53 encontros com participação popular e 8 institucionais, espalhados por toda a cidade.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!