Fraudes no INSS: PF e CGU iniciam nova fase da operação Sem Desconto

Fraudes no INSS: PF e CGU iniciam nova fase da operação Sem Desconto

leandro santos
0

 

Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam nesta manhã uma nova fase da Operação Sem Desconto. Aquela que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Nesta etapa, os agentes cumprem 63 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

A PF investiga os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

A Operação Sem Desconto foi deflagrada em abril, para desbaratar o esquema de descontos irregulares nos benefícios.

Segundo cálculo da Controladoria Geral da União, as entidades investigadas descontaram mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores técnicos do Seguro Social do INSS foram afastados de suas funções. 
 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!