Luz do Povo: 40 mil famílias de Teresina têm direito; veja como ter desconto

Luz do Povo: 40 mil famílias de Teresina têm direito; veja como ter desconto

leandro santos
0

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

secretário estadual de Assistência Social, João de Deus, afirmou, em entrevista na manhã desta quarta-feira (29) que mais de 40 mil famílias de Teresina têm direito ao benefício do programa federal Luz do Povo, mas ainda não sabem ou não conseguiram ter acesso. A informação foi dada durante reunião com vereadores da capital, em que o gestor pediu apoio para identificar os beneficiários e garantir a inclusão no programa.

Segundo João de Deus, as famílias que têm direito são as mesmas inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico).

“Nós já temos o cadastro de todas elas, agora o que nós vamos fazer é tentar identificá-las envolvendo os prefeitos, vereadores e as câmaras municipais. Aqui em Teresina nós temos mais de 40 mil famílias que têm direito a esse bônus do Luz do Povo, mas não têm acesso por alguma razão. Por isso estamos dialogando com os vereadores para nos ajudarem nessa identificação, porque se trata de uma transferência de renda importante para essas famílias mais pobres”, explicou.

O secretário destacou que o lançamento oficial do Luz do Povo no Piauí que ocorreu na última sexta-feira, juntamente com o Gás do Povo. O evento também marca também o início da campanha estadual de busca ativa para localizar os beneficiários que ainda não recebem o desconto.

 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O programa Luz do Povo foi criado pelo Governo Federal para garantir energia elétrica de qualidade e com preço justo às famílias de baixa renda. Ele concede descontos automáticos na conta de luz para consumidores inscritos no CadÚnico e com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. As regras mais claras e equilibradas visam dar mais transparência e justiça ao sistema elétrico, além de incentivar o uso de energia limpa.

Para ter acesso ao benefício, o morador precisa estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único, ter consumo mensal de até 220 kWh e residir em imóvel classificado como residencial. Quem já recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem prioridade e pode acumular o desconto do Luz do Povo com outros programas sociais.

João de Deus reforçou que a inclusão das famílias vai representar um reforço direto na renda. “Isso significa um aporte de recurso adicional ao Bolsa Família. É mais dinheiro na economia das famílias e mais dignidade para quem mais precisa”, destacou.

Além do Luz do Povo, o Governo Federal também ampliou o programa Gás do Povo, que garante gratuidade na recarga do botijão de gás de 13 kg para famílias inscritas no CadÚnico, substituindo o antigo Auxílio Gás. O novo modelo prevê até seis recargas por ano para famílias com quatro ou mais integrantes.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!