Tornado no Paraná deixa seis mortos, 750 feridos e mais de mil desalojados

Tornado no Paraná deixa seis mortos, 750 feridos e mais de mil desalojados

leandro santos
0

O tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira deixou seis mortos, 750 feridos e mais de mil desalojados. O governo do estado divulgou os nomes dos mortos e decretou luto oficial de três dias.


José Neri Jeremias, de 53 anos, era da cidade de Guarapuava. Os outros cinco eram da cidade mais afetada, Rio Bonito do Iguaçu.


Entre as vítimas está uma adolescente de 14 anos, Julia Kwapis. Os pais dela, Roberto e Mari Kwapis, relataram à TV RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que reconheceram o corpo da filha no dia em que ela receberia a Crisma.

Também morreram Jurandir Nogueira Ferreira,de 49 anos; Claudino Paulino Risse, de 57; Adriane Maria de Moura, de 47 anos; e José Gieteski, de 83 anos de idade.


O Corpo de Bombeiros informou que não encontrou mais pessoas nos escombros dos prédios danificados, as forças de salvamento encerraram as buscas na área urbana e segue realizando sobrevoos na área rural, mas não há notificação de desaparecidos.


O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que a cidade terá que ser reconstruída. O governo federal reconheceu a situação de calamidade nas cidades atingidas e prometeu medidas para a liberação de recursos até segunda-feira.


Uma comitiva liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, embarcou neste sábado para a região afetada, incluindo representantes das pastas da Saúde, Integração e da Defesa Civil Nacional. Agentes do governo já sobrevoaram as regiões atingidas.


O presidente Lula manifestou solidariedade aos afetados e disse que profissionais da Força Nacional do SUS vão prestar auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas.


Previsão do tempo

O mau tempo causou transtornos em outras regiões do país. O ciclone extratropical que gerou o tornado também afetou cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em menor grau, cidades do interior de São Paulo também foram atingidas. A chuva forte chegou a outros pontos do país.

O dia de hoje deve ser marcado por tempo instável em boa parte do país, com risco de mais temporais, ventos fortes e até queda de granizo em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.


O Inmet emitiu um aviso, valendo até o fim do dia, prevendo chuva de até 100 milímetros por dia, ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e risco de corte de energia, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

No Sul, o tempo deve estabilizar e a previsão aponta apenas chuva fraca e isolada no litoral entre Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
Fonte CBN
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!