Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
.jpeg)
Com experiência em suas respectivas áreas, mulheres trocaram carreiras de sucesso para assumirem uma nova missão: integrar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Timon. A decisão, vista como incomum no mercado de trabalho, destaca uma forte vocação para o serviço público e a segurança.
A advogada Maria Luisa Cabral, 35 anos, deixou a profissão para assumir uma vaga na Guarda Municipal de Timon. Ela estava na solenidade de conclusão do curso de formação na manhã desta sexta-feira (5) e fala da nova experiência.
“Me sinto extremamente realizada é uma sensação de dever cumprido e principalmente muito feliz, muito grata. Surpresa com o papel da guarda. Até eu mesma, enquanto aluna, me surpreendi com todo o papel que a Guarda realiza”, disse Maria Luisa que relatou a vias crucis antes de serem chamadas no concurso realizado em 2019.
As candidatas de Timon tiveram que enfrentar a barreira de gênero, ingressando com ação judicial para serem chamadas. O prefeito de Timon, Rafael Brito, esteve presente na solenidade, anunciou que as sete candidatas aprovadas serão nomeadas na segunda-feira (8). A solenidade contou também com o governador Rafael Fonteles.
A jornalista Graciane Araújo destacou que foi uma decisão difícil deixar o jornalismo já que se identifica com as duas profissões.
“Estou saindo de uma profissão que eu amo, para outra que eu aprendi a gostar por meio do jornalismo. Eu era jornalista policial e foi durante as centenas de matérias que eu fiz que acabei descobrindo a minha paixão pela segurança. Eu acho que, se eu não fosse jornalista, muito provavelmente eu já seria uma agente da segurança pública”, disse Graciane Araújo que por mais de oito anos trabalhou no Cidadeverde.com.
Graciane foi uma das oradoras do curso de formação e emocionou o público com seu relato durante a solenidade.
A gerente comercial, Bruna Lorena de Castro, 31 anos, também ressaltou que foi uma decisão difícil deixar seu emprego para assumir a vaga na Guarda Civil em Timon.
“Foi uma situação bem impactante, emocionante. Agora vou contribuir ainda mais para a sociedade, servir e proteger, que é o lema que a Guarda traz no peito. Estou muito feliz em poder fazer parte dessa família”, disse Bruna Lorena.
Nesta sexta-feira (5) aconteceu a formatura de 65 novos guardas civis municipais das cidades de Acauã, Barra D’Alcântara, Barras, Beneditinos, Luzilândia, Pedro II, União e Timon (MA). A solenidade ocorreu no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina. O curso de Formação, realizado na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol) iniciou em setembro e teve duração de quase três meses.