Bezerra nasce com duas cabeças no povoado Mestiço, em Pimenteiras Piaui

Bezerra nasce com duas cabeças no povoado Mestiço, em Pimenteiras Piaui

leandro santos
0

Uma bezerra nasceu com duas cabeças na propriedade do agricultor Chico Monteiro, morador do povoado Mestiço, na zona rural de Pimenteiras-PI, na manhã desta quinta-feira (4.dez). A condição congênita é conhecida como diprosopia, uma malformação extremamente rara que ocorre a partir de um erro no desenvolvimento embrionário.

Segundo o agricultor, o animal nasceu vivo e apresenta duas cabeças, quatro orelhas, quatro olhos e corpo com tamanho dentro da normalidade. No entanto, a bezerra não consegue mamar, o que coloca sua sobrevivência em risco já nas primeiras horas de vida. A mãe do animal também ficou bastante debilitada devido às complicações no parto.

Chico relatou ao Sambito News que ficou “muito admirado” ao presenciar o nascimento. Ele contou que já tinha visto casos semelhantes na internet, mas acreditava que pudessem ser montagens. “Hoje eu vi pessoalmente. É uma coisa de verdade, nunca pensei que fosse ver”, disse.

A diprosopia, explicam especialistas, pode ocorrer por duplicação parcial do embrião nas primeiras divisões celulares. A literatura indica relação com fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou deficiências nutricionais, embora ainda não haja consenso sobre uma única causa determinante.

Um caso semelhante foi registrado recentemente em Belmonte (SC) e divulgado pelo g1. À época, um professor ouvido pelo portal destacou que situações como essa são “extremamente raras” e que, na maioria das vezes, os animais não conseguem sobreviver por muito tempo devido às severas complicações associadas à anomalia.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!