CPMI do INSS aprova convocação do governador de Minas Gerais

CPMI do INSS aprova convocação do governador de Minas Gerais

leandro santos
0

 


Brasília 04/12/2025 - Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS  para tomar  depoimento do presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), Américo Monte Júnior. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
© LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito que investiga os descontos indevidos de aposentados e pensionistas aprovou, nesta quinta-feira (4), a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo. O chefe do Executivo mineiro é sócio da financeira Zema, que trabalha com crédito consignado.

Em ofício à Comissão, o governador disse que não participa da administração da instituição desde 2018 e que não tem esclarecimentos a serem prestados.

Os parlamentares também convocaram e decidiram pela quebra de sigilos do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. O empresário foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional.

CPMI rejeita convocações

A CPMI acabou rejeitando diversas outras convocações, com a de Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente da República, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de representantes dos bancos Santander, C6 e Crefisa, que também operam no setor de crédito para aposentados.

Nesta quinta-feira, a CPMI ouviu o presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, Américo Monte Júnior.  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques havia concedido um habeas corpus para o depoente, garantindo o direito de ele não se incriminar. Américo Monte Júnior respondeu apenas algumas questões sobre relações de parentesco e posse de bens, mas permaneceu em silêncio na maioria das perguntas dos parlamentares.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!