O Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou nesta terça-feira (2) que o governo quer antecipar para 2027 as metas da cobertura nacional do 5G previstas para 2028. O ministro fez a declaração durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

Atualmente, mais de 2 mil cidades contam com infraestrutura 5G, já presente em 100% das capitais. Segundo Frederico de Siqueira Filho, a tecnologia 5G cobre hoje 67% do país, ultrapassando a meta de 57% estabelecida pela Anatel para 2027.
"A previsão da conclusão é 2028, que a gente consiga aí antecipar para 2027. Para isso, todas as operadoras de telefonia móvel se estão trabalhando para que a gente consiga antecipar isso. E para complementar, em janeiro, nós vamos lançar um novo leilão da faixa dos 700 MHz para dar ainda mais capilaridade, para que a gente consiga ampliar essa cobertura".
O ministro afirmou, ainda, que o governo investiga a atuação de organizações criminosas que oferecem provedores de internet.
"Existe sim algumas denúncias com relação a atuação de clandestinidade na prestação de serviço por esses provedores e aqueles que estão de forma irregular fazendo desserviço a nossa população, a gente tá intensificando as fiscalizações através da Anatel. Nos próximos meses, assim a gente terá o resultado e a conclusão desses trabalhos, trazendo aqui a exposição para toda nossa sociedade".
Segundo Frederico de Siqueira, o serviço ilegal de TV Box também é alvo de fiscalização da Anatel.
"Uma contratação ilegal, os canais estão ali naquele equipamento de forma ilegal também. Então a gente tá assim combatendo a essa prática ilegal de acesso a serviços que estão em blacklist".
A meta do governo é implantar, até o fim do ano, o 4G nas zonas rurais de mais de 1,5 mil localidades.
