Imepi apreende e destrói 20 balanças irregulares em feiras do interior do Piauí

Imepi apreende e destrói 20 balanças irregulares em feiras do interior do Piauí

leandro santos
0

 Foto: Ascom/Imepi

Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam 20 balanças consideradas irregulares durante fiscalizações realizadas em feiras livres e pequenos comércios nos municípios de Pimenteiras, Valença, Inhuma e Ipiranga do Piauí. Os equipamentos, segundo o órgão, não possuíam o selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que pode gerar prejuízo direto ao consumidor na pesagem de produtos.

As balanças apreendidas foram destruídas nesta segunda-feira (15), na sede do Imepi, em Teresina. 

O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, explicou que a ausência do selo do Inmetro é um dos principais indicativos de irregularidade, mas não o único.

“Uma balança é considerada irregular quando apresenta informações em língua estrangeira ou não possui o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, nossos fiscais realizam testes para identificar balanças falsas ou adulteradas, como marcas de selo rompidas, erros na pesagem contra o consumidor, ausência do preço por quilo, entre outras irregularidades”, afirmou.

Consumidores que identificarem possíveis irregularidades podem registrar denúncias, esclarecer dúvidas ou enviar sugestões à Ouvidoria do Imepi pelo telefone (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível nas lojas de aplicativos.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!