Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A cidade de Piripiri, no Norte do Piauí, teve a situação de emergência por seca reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quinta-feira (4). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e permite que o município passe a solicitar apoio financeiro do Governo Federal para ações de defesa civil.
Com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Piripiri pode requisitar recursos para medidas imediatas de assistência, como distribuição de cestas básicas, água mineral, alimentação para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e material de dormitório.
Como funciona a solicitação de recursos
Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio do plano de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa o pedido, define as metas e valida os valores. Se o projeto for aprovado, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com o montante a ser liberado ao município.
Capacitação para agentes municipais
A Defesa Civil Nacional mantém cursos de capacitação a distância voltados a agentes estaduais e municipais responsáveis pelo uso do S2iD e atuação em ações de prevenção e resposta a desastres. As formações abrangem profissionais das três esferas de governo e buscam qualificar as equipes que lidam diretamente com situações de emergência.