Foto: Eduardo Costa / cidadeverde.com

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT) informou que não há registro de ocorrência que indique comprometimento da estrutura da Ponte Presidente Médici, conhecida como Ponte do Tancredo Neves, que liga as zonas Sul e Sudeste de Teresina.
Segundo o órgão, as aberturas visíveis em imagens divulgadas correspondem a juntas de dilatação, elemento utilizado para garantir segurança e durabilidade às pontes.
“Esses dispositivos possibilitam a expansão e a contração dos materiais estruturais, garantindo o correto funcionamento da ponte e uma transição segura para os veículos que trafegam pelo local. Portanto, a presença das juntas de dilatação não representa, por si só, indício de dano ou risco à segurança da estrutura”, afirma o DNIT em nota.
Uma rachadura registrada por usuários da Ponte Presidente Médici gerou preocupação entre motoristas que passam diariamente pela via.
A fissura aparece no pavimento da ponte e atravessa a pista, passando pelas faixas centrais de sinalização. No local, é possível observar um desnível no asfalto, com uma abertura mais profunda em um dos lados da via, o que pode representar risco, principalmente, para motociclistas.
A equipe do Cidadeverde.com esteve no local e apurou que o problema pode estar relacionado a uma junta de dilatação, estrutura utilizada para permitir a movimentação natural da ponte diante das variações de temperatura e do tráfego intenso.
Construção de nova ponte
Foto: TV Cidade Verde
.jpeg)
De acordo com o DNIT, será construída uma nova ponte ao lado da Ponte Presidente Médici. Atualmente, estão em andamento as obras de duplicação da BR-343, no Contorno Rodoviário de Teresina.
A proposta é ampliar a capacidade do sistema viário e melhorar as condições de segurança e fluidez do tráfego na ligação entre as zonas Sul e Sudeste da capital.
Confira a nota completa
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT) esclarece que tomou conhecimento das imagens divulgadas sobre a Ponte Presidente Médici, em Teresina, e informa que não há, até o momento, registro de ocorrência que indique comprometimento estrutural da obra.
O DNIT/PI destaca que as aberturas visíveis nas imagens correspondem às juntas de dilatação, elementos previstos em projeto e essenciais para a segurança e durabilidade de pontes e viadutos. As juntas de dilatação permitem a acomodação dos movimentos naturais da estrutura, provocados por variações de temperatura, tráfego de veículos e outras solicitações, evitando o surgimento de trincas e fissuras no concreto.
Esses dispositivos possibilitam a expansão e a contração dos materiais estruturais, garantindo o correto funcionamento da ponte e uma transição segura para os veículos que trafegam pelo local. Portanto, a presença das juntas de dilatação não representa, por si só, indício de dano ou risco à segurança da estrutura.
No âmbito das obras de duplicação da BR-343/PI, no Contorno Rodoviário de Teresina, o DNIT informa que será construída uma nova ponte ao lado da Ponte Presidente Médici, ampliando a capacidade do sistema viário e melhorando as condições de segurança e fluidez do tráfego na ligação entre as zonas Sul e Sudeste da capital.
O DNIT/PI realiza rotineiramente vistorias técnicas e ações de monitoramento nas obras de arte especiais sob sua jurisdição e reforça que, caso seja identificada qualquer necessidade de intervenção, as providências cabíveis serão adotadas de forma imediata.