Butantan inicia vacinação contra dengue em três municípios

Butantan inicia vacinação contra dengue em três municípios

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 25/11/2025 - Vacina da dengue do Instituto Butantan, primeira do mundo em dose única, é aprovada pela Anvisa. Foto: Instituto Butantan/Divulgação
© INSTITUTO BUTANTAN/DIVULGAÇÃO

Começou a vacinação contra a dengue com imunizante de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan. As cidades que iniciaram a vacinação-piloto no sábado foram Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais. Hoje é a vez de Botucatu, em São Paulo. Vão ser imunizadas as pessoas entre 15 e 59 anos.

Nesta primeira etapa são cerca de duzentas e quatro mil doses distribuídas entre os três municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades, e faz parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Butantan. 

A decisão por essas cidades se deu por elas terem população entre cem mil e duzentos mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, o que permite implementar a vacinação e avaliar o impacto na imunização e na circulação do vírus.

Os resultados da vacinação-piloto vão ser acompanhados durante um ano, com análises conduzidas com apoio de especialistas. Eles vão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além de monitorar eventuais efeitos adversos raros após a imunização. No caso de resultados positivos, terá início a produção em massa para atender todo o país.

Os estudos clínicos indicaram eficácia global de 74 porcento, com redução de 91 porcento dos casos graves. Entre os vacinados, nenhum precisou de hospitalização por conta da dengue. 

A vacina contra a dengue em dose única foi desenvolvida em um processo de vinte anos, juntando tecnologias de diversos centros de pesquisa nacionais e com apoio de pesquisadores estrangeiros.

E lembrando que para as pessoas de dez a 14 anos, segue a oferta da vacina japonesa, com esquema de duas doses. A vacina produzida pelo Butantan será destinada às demais faixas etárias, de 15 a 59 anos, conforme o limite máximo estabelecido em bula e regulamentado pela Anvisa.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!