Calor acima do normal coloca capitais em alerta

Calor acima do normal coloca capitais em alerta

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 22/08/2025 - Pessoa no Parque da Cidade com o calor e a baixa umidade. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

O ano de 2026 tende a ser instável quando o assunto é meteorologia e previsão do tempo. Com a alta das temperaturas, muitas capitais do país registraram nesta quinta-feira máximas por volta dos 30 graus. E o calor não dá trégua nesta sexta-feira.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a cidade permanece no nível 3 de calor - medida instituída pela prefeitura quando há registro de índices entre 36ºC a 40ºC por, ao menos, três dias consecutivos.

O portal Climatempo aponta que nesta sexta-feira haverá temperaturas elevadas, além do avanço de uma frente fria que aumenta a chance de chuvas moderada a forte e temporais na Região Sul do país. 

No Norte, a situação das chuvas é semelhante, atingindo de forma moderada à forte a maioria dos estados. Em Tocantins, a chuva é mais intensa no norte do estado, enquanto o restante da região deve apresentar tempo mais aberto.

Sudeste e Centro-Oeste do país registram níveis de chuva forte durante à tarde e temperatura com máxima entre 29 e 33º. A exceção fica por conta de algumas áreas do Espírito Santo e o leste e o nordeste mineiro, onde a chuva ocorre de forma mais fraca. 

Este aumento de temperatura recorrente em diversas regiões do país acende o alerta para os riscos sobre a pressão arterial e o inchaço no corpo - recorrentes nestes períodos de calor alto. 

A cirurgiã vascular, Nayara Batagini, explica que os inchaços acontecem porque o corpo procura perder calor através da dilatação dos vasos sanguíneos.

Nayara destaca os grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade em tempos de calor e os fatores que aumentam o risco de inchaço…

Neste período do ano, é preciso redobrar os cuidados e estar atento aos sintomas, como dores de cabeça, tonturas, dores no peito, palpitações, falta de ar ou confusão mental, pois a pressão arterial pode ficar desregulada, o que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares. 

A cirurgiã vascular explica que medidas simples já nos ajudam a prevenir estes problemas. Ela dá alguns exemplos.

A recomendação é evitar ficar exposto ao sol por longos períodos, e, se necessário, procurar atendimento médico ao possuir algum sintoma.

*Sob supervisão de Fábio Cardoso

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!