Morador do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, o motociclista Leandro de Sousa utiliza diariamente a Avenida Rui Barbosa, na região do São Joaquim, como principal acesso ao Centro da capital. Ele denuncia que, mesmo trafegando pela faixa exclusiva para ônibus, liberada para a circulação de motocicletas desde janeiro de 2025, vem sendo multado no trecho.
Procurada pela reportagem, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que condutores autorizados a circular pela faixa exclusiva e que tenham sido autuados de forma indevida podem recorrer para que a multa seja cancelada, sem prejuízo ao motorista.
O procedimento pode ser realizado presencialmente no setor de protocolo da sede do órgão, localizada na Avenida Pedro Freitas, nº 1252, no bairro Vermelha, ou de forma online, por meio do site da Prefeitura de Teresina, utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na opção “Usuário Externo”.
Segundo Leandro, as autuações começaram a chegar nos últimos meses.
“Eu já transitava normalmente porque sabia que o prefeito tinha liberado a faixa justamente para melhorar o fluxo do trânsito na cidade. A partir do mês 11 começaram a chegar essas multas, me cobrando por eu estar transitando pela faixa de ônibus”, relata.
A Avenida Rui Barbosa é uma das principais ligações entre os bairros Mafrense, São Joaquim e o Centro de Teresina, registrando fluxo intenso de veículos ao longo de todo o dia.
Um projeto em estudo prevê que, no futuro, a via passe a integrar um sistema binário com a Avenida Campo Maior, no qual cada avenida funcionaria em sentido único, com o objetivo de reorganizar o tráfego na região.