Presidente eleito da Academia Piauiense de Letras condena uso exagerado da inteligência artificial

Presidente eleito da Academia Piauiense de Letras condena uso exagerado da inteligência artificial

leandro santos
0

 Foto: Bartolomeu Almeida




O presidente eleito da Academia Piauiense de Letras, historiador Fonseca Neto, criticou duramente a inteligência artificial. Segundo ele, o instrumento representa uma manipulação ideológica e está atrapalhando o desenvolvimento do homem.

“A sociedade precisa afastar esse sentido que está se impondo muito fortemente”. Segundo Fonseca Neto, a inteligência artificial é um dos flagelos da modernidade e jamais poderá colocar-se acima da inteligência humana.

Fonseca Neto também criticou a falta de leitura das pessoas. Ele afirmou que o livro é o conhecimento mais valioso que existe e que a IA não passa de uma máquina de manipulação que jamais vai substituir o homem. Para Fonseca Neto, a linguagem atual está voltada mais para o comércio, para a venda.

Fonseca Neto vai tomar posse no dia 24 de janeiro, às 19 horas, em evento solene na sede da instituição.

Antonio Fonseca dos Santos Neto

Nasceu em Passagem Franca, MA: batizado em São João dos Patos e ginasiano em Colinas. Professor. Historiador. Advogado. Mestre em Gestão Universitária, pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão. Professor Titular, no Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil, do Piauí e Moderna. Coordena o Nucleo de Pesquisa e Memória do Piauí – Nupem. Docente/Membro Pleno do Mestrado em Gestão Pública da UFPI. Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação do Piauí. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e Membro titular da Academia Piauiense de Letras, cadeira 1, da Academia de Ciências do Piauí, cadeira 52. Membro da Associação Nacional de História. Entre suas publicações mais recentes, o livro A Pátina do Tempo: São Luís, cataclisma telúrico e patrimônio mundial; Terras, domínio e servidão; Os Sucessores dos Apóstolos em Teresina – Dom Joaquim, Dom Octaviano; Dom Severino (3 volumes). Antes, coordenou e publicou: Teresina, 150 Anos; e Teresina, 160 Anos.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!