Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Martins, confirmou que três desembargadores estão inscritos para a disputa da presidência do Tribunal. Nesta quarta-feira (21), o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí irá escolher dois nomes, que passarão a compor a lista de candidatos. A eleição definitiva para presidente e vice do TRE está marcada para a próxima segunda-feira, dia 26, às 14h, por videoconferência.
Segundo Sebastião Martins, a vacância dos cargos de gestão foi comunicada oficialmente ao TJ no início de janeiro, em razão do encerramento do mandato atual em abril. Ele explicou que cabe ao Tribunal de Justiça indicar dois nomes entre os inscritos, enquanto a escolha do presidente e do vice ocorre internamente no âmbito do TRE.
“No dia 7 de janeiro eu comuniquei ao presidente do Tribunal de Justiça a vacância dos dois cargos de gestão lá no TRE, porque no dia 8 de abril encerra o nosso mandato e o do desembargador Ricardo Gentil. O Tribunal de Justiça designou para esta quarta-feira a escolha dos dois nomes, dos dois desembargadores que irão comandar o processo eleitoral das eleições de 2026”, afirmou.
O presidente detalhou que, apesar de três inscrições homologadas, apenas dois desembargadores seguirão para a eleição interna da Corte Eleitoral.
“Já temos três candidatos inscritos. Só podem concorrer os três candidatos que estão inscritos. O desembargador Ricardo Gentil é vice-presidente e candidato natural, e também estão inscritos os desembargadores José Wilson e Olímpio Galvão. Cabe ao Tribunal de Justiça, ao Pleno com os 22 desembargadores, escolher dois nomes que irão comandar o processo eleitoral de 2026”, explicou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
.jpeg)
José Olímpio e Ricardo Gentil estão entre os inscritos
Balanço
Sebastião Martins também fez um balanço da gestão que se encerra, destacando investimentos em tecnologia e a condução das últimas eleições municipais no Estado.
“Nós realizamos muitos investimentos em tecnologia da informação, adquirimos um novo data center com investimento superior a oito milhões de reais, além da compra de equipamentos de informática. O Tribunal Eleitoral está preparado para comandar as eleições deste ano. Realizamos as eleições municipais nos 224 municípios, com apoio das forças federais, e tivemos uma das eleições mais tranquilas da história do Piauí”, avaliou.
A definição dos dois nomes pelo Tribunal de Justiça nesta quarta-feira é a etapa que antecede a eleição interna do TRE, quando será escolhido o desembargador que presidirá a Justiça Eleitoral no Piauí durante o pleito de 2026.