Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O nível dos rios no Piauí começou a subir após a intensificação das chuvas. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), o monitoramento diário verificou uma maior elevação em cursos de água localizados em cidades da região Norte do estado. Apesar disso, não há risco de inundações até o momento.
“Tivemos chuvas mais significativas no rio Marataoan, em Barras, e o Longá, em Esperantina. Mas mesmo assim, eles ainda estão numa situação ainda abaixo da cota de atenção. A situação é considerada normal”, disse Cláudio Damasceno, engenheiro hidrólogo do CPRM/SGB, ao Cidadeverde.com.
Mesmo com o nível dos rios abaixo da cota de atenção, o técnico do órgão reforça a importância do monitoramento diante da previsão de intensificação das chuvas.
“Como o solo das bacias já está todo inundado, com umidade alta, qualquer precipitação um pouco mais significativa pode acarretar em uma maior elevação”, alertou.
Por conta disso, o hidrólogo ressalta que o monitoramento feito pelo CPRM/SGB é contínuo e, caso haja qualquer alteração fora do padrão, serão emitidos boletins para informar a população e as autoridades competentes.
“Sempre fazemos um acompanhamento e quando tem alguma anormalidade, começamos a emitir esses avisos”, explicou.
Poti e Parnaíba
Em relação aos rios Poti e Parnaíba, o órgão aponta que os níveis estão bem abaixo das cotas de alerta e inundação em Teresina. O Rio Poti registra atualmente cerca de 2,5 metros, abaixo dos 8 metros da cota de atenção e dos 10 metros de inundação. “Como estamos com 2,5 metros, temos em torno de 5,5 metros de folga”, disse Damasceno.
Já o Rio Parnaíba, que tem cota de atenção de 4,9 metros, se encontra hoje com uma profundidade de está com 2,8 metros. Além da margem de 2 metros, o técnico do CPRM/SGB pontua outros aspectos que dificultam uma eventual inundação. “Como ele é bem largo, essa variação precisa de um volume muito grande de água”, concluiu.