Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) realizou na sexta-feira (06/02) uma reunião com seus conselheiros, marcando o alinhamento da governança interna e o planejamento estratégico das agendas para 2026. O presidente do CONSAD, Samuel Pontes, destacou a relevância do encontro, que culminou na definição de Fortaleza como a nova sede do XV Congresso CONSAD de Gestão Pública, a ser realizado em maio de 2026.
Samuel Pontes ressaltou que o foco atual do CONSAD está no alinhamento da governança interna e no planejamento estratégico das agendas de 2026. É um momento dedicado à organização do XV Congresso CONSAD, à consolidação das comissões e grupos de trabalho, e ao fortalecimento da atuação propositiva do Conselho no debate nacional sobre gestão pública.
A pauta prioritária dos secretários para este semestre inclui o fortalecimento da coordenação federativa entre os estados, a qualificação da gestão pública estadual com foco em inovação, capacidade institucional e modernização administrativa, e a preparação técnica e política das agendas que serão aprofundadas no Congresso, especialmente temas ligados à gestão de pessoas, transformação digital e sustentabilidade fiscal.
XV Congresso CONSAD
A novidade da reunião foi a alteração da cidade-sede do XV Congresso CONSAD de Gestão Pública. Inicialmente previsto para São Paulo, o evento acontecerá em maio de 2026, em Fortaleza. Essa decisão, tomada em conjunto com os conselheiros, reforça a política de descentralização do Conselho e o compromisso com o protagonismo dos estados, marcando mais uma edição do Congresso fora de Brasília.
A escolha de Fortaleza para sediar o Congresso em 2026 é um passo na política de descentralização e no compromisso de fortalecer a gestão pública em todas as regiões do Brasil. É uma demonstração do empenho em promover o debate e a troca de experiências, valorizando as particularidades e o protagonismo de cada estado. A apresentação e a presença de todos os conselheiros e da nova Secretária Executiva, Naiara Moraes, reforça a união e o propósito do Conselho neste novo ciclo.