A Educação de Valença do Piauí inicia o ano letivo de 2026 com importantes reforços em sua equipe de gestão pedagógica. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, convidou o professor doutorando Aderson Leite para assumir a coordenação pedagógica da rede municipal de ensino e o professor José de Arimatéas para coordenar os anos finais do Ensino Fundamental.
Com trajetória consolidada na área educacional, Aderson Leite, passa a contribuir de forma mais ampla com o sistema de ensino.
“Recebi o convite, eu já sou de carreira do município, sou professor, eu já venho contribuindo em sala de aula, esses últimos dois anos eu vinha afastado por conta de estudo, fazendo aí o mestrado e agora o doutorado, mas estou retornando agora a convite para assumir essa pasta na Secretaria de Educação, após ter participado do processo seletivo, de uma forma bem democrática, inclusive, para gestores de escolas, das escolas públicas municipais Diante da aprovação, me foi oferecido um remanejo para assumir uma pasta mais abrangente”, contou.
Aderson Leite destacou que o foco do trabalho será voltado para a melhoria dos indicadores educacionais e a adoção de boas práticas já consolidadas em outras redes.
“Estou nessa missão, juntamente com a Secretária Yara, pra gente tá focando, na verdade, na melhoria do nosso ensino, o ensino da nossa, não somente de Valença, mas de toda nossa região aqui do Vale do Sambito, contribuindo com aquilo que a gente já tem um pouco de experiência, porque eu já sou também de outra rede, de carreira também nessa função, e que os resultados também são bem interessantes, e a gente espera trazer essas, vamos dizer assim, essas boas práticas que trazem esses melhores resultados”, destacou.
Segundo o novo coordenador pedagógico, a gestão também busca fortalecer a infraestrutura e a formação continuada dos professores. “A gente já conhece a realidade, a gente conhece os professores, conhece a estrutura das escolas, e a gente tá vendo aí que tá tendo toda uma, assim, tem um foco em melhorias da estrutura, em melhorias na formação continuada de professores, nessa preocupação, no foco da melhoria, na qualidade, não somente do ensino, mas de toda uma permanência do aluno ali na escola”, afirmou.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, a gestão municipal convidou o professor José de Arimatéas, educador reconhecido por sua longa atuação na rede estadual, onde foi professor e diretor do CETI Santo Antônio e CETI Maria Antonieta, na época Polivalente. “Prefeito Marcelo Costa, me convidou para esse desafio e eu estou aqui para somar, para conhecer os nossos professores, conhecer a educação municipal e fazer esse trabalho que dignifique cada vez mais a educação na cidade de Valença do Piauí”, falou.
O novo coordenador dos anos finais ressaltou que o objetivo principal é fortalecer os resultados educacionais do município. “A gente vai trabalhar mais ainda para que esses resultados sejam prioris na educação de Valença, é isso que o gestor, o prefeito Marcelo Costa, secretária Iara, querem resultados e nós estamos aqui para dar esse resultado positivo”, frisou.
José de Arimatéas também relembrou sua trajetória profissional na educação valenciana, marcada por desafios e conquistas.
“É uma história que começa do Cônego Acelino, estudante do Cônego Acelino, e daí a gente vai tomando gosto, vai tomando gosto pela educação e vai passando e vai passando e aí chega a fase adulta, ‘o que eu vou fazer?’ Cheguei no ensino médio e cursei o ensino médio, fiz cursos e um certo dia fui convidado para trabalhar no Colégio Santo Antônio, na direção da professora Terezinha, que ‘Deus a tenha’, e em seguida teve outros que também fizeram esse convite para participar e tive lá como professor”, contou professor que acrescentou:
“Depois fiz um teste seletivo na cidade de Novo Oriente, depois fui convidado para ser diretor do colégio Santo Antônio, veja só, meu Deus do céu, o que eu vou fazer? Diretor e aí eu gosto de desafios e enfrentei, graças a Deus deu tudo certo, fiz a minha história por lá, depois desse percurso passei uma temporada no colégio Maria Antonieta (na época Polivalente)”, relembrou.
Ele explicou que sua mudança para outra cidade foi motivada pela busca por mais oportunidades de formação acadêmica. “Eu segui um caminho com a família para a cidade Campo Maior precisava de universidades, etc, e a gente foi e aí permaneceu, lá estamos há mais de 12 anos, e aí deu esse impulso agora, esse convite e eu vou aceitar esse desafio, estou aqui para trabalhar, para arregaçar as mangas e trazer resultados para esta terra natal, Valença do Piauí”, concluiu.
Com as novas nomeações, a gestão municipal reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede pública do município.