A previsão do Inmet é de chuvas intensas em 24 estados e no Distrito Federal pelo menos até sexta-feira. O alerta é laranja indicando grande perigo de tempestades no Rio Grande do Sul. Em algumas áreas a chuva pode chegar a 100 milímetros por dia com ventos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo. O meteorologista do Inmet, Wendel Fialho, detalha que a instabilidade em grande parte do país é normal neste verão:

"O ponto de atenção seria mais para o Rio Grande do Sul, principalmente a região oeste do estado, Uruguaiana, Alegrete, enfim, que ainda tem uma condição um pouco mais severa. No geral mesmo, realmente a condição de chuva em boa parte do Brasil justamente pela época do ano. No verão a gente geralmente tem a estação chuvosa em boa parte dos estados brasileiros".
As chuvas intensas atingem também áreas do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. A expectativa é que o tempo continue instável com chuvas na maior parte do país durante o carnaval.
