Lula participa de cúpula sobre inteligência artificial na Índia

Lula participa de cúpula sobre inteligência artificial na Índia

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 11/02/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia para anúncio de investimentos para ampliação e modernização de 11 aeroportos do país. Serão beneficiados os aeroportos de Congonhas (São Paulo), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Lula participa nesta quarta (18) e quinta-feira (19) de uma cúpula sobre inteligência artificial em Nova Delhi, na Índia. Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema. A cúpula deve contar 40 mil pessoas de 50 países.

No sábado, o presidente Lula será recebido pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para tratar dos desafios atuais ao multilateralismo, e da reforma da governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.

Na Índia, Lula será acompanhado de uma comitiva de ministros de Estado, representantes de instituições públicas e por uma missão de empresários brasileiros.

O Brasil busca novas oportunidades de cooperação bilateral com os indianos, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis. Lula ainda busca negociar a ampliação do acordo de comércio entre o Mercosul e a Índia. O país asiático é o que mais cresce entre as nações do G20.

Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente comercial de mais de U$ 15 bilhões.

A viagem internacional inclui ainda uma visita oficial à Coreia do Sul no dia 23 de fevereiro. O presidente brasileiro busca fortalecer o relacionamento com os coreanos, ampliando a cooperação em temas como semicondutores, fármacos, cosméticos, inteligência artificial e transição energética.

Na capital coreana, Seul, também ocorre o Fórum Empresarial Brasil-Coreia, que reunirá 230 empresas brasileiras, com oportunidades de diálogos econômicos e comerciais.

A Coreia do Sul é o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, com intercâmbio comercial de mais de U$ 10 bilhões. 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!