Um estudo feito pelo Sebrae revela que o empreendedorismo entre o público jovem de 18 a 29 anos cresceu 25% em 12 anos. Em 2012, os donos de negócios nessa faixa etária eram quase quatro milhões no país. Em 2024, eles chegaram a cerca de cinco milhões. O rendimento médio deles foi de R$ 2.567, o maior valor da série histórica, com crescimento superior a 25%.

Mais de 57% dos jovens donos de negócio se autodeclaram negros; 64% são do sexo masculino; e quase metade deles, 47,5%, têm o ensino médio completo. A formalização também cresceu, com 27% dos negócios com CNPJ registrados em 2024. A coordenadora da Inteligência da Estratégia da Educação Empreendedora do Sebrae, Ludmila Brandão, dá dicas de como escolher o melhor tipo de negócio para empreender.
“O jovem empreendedor hoje que se destaca é aquele que consegue enxergar um problema na sua localidade, um problema ali da realidade que ele está inserido e a partir disso pensar numa solução que seja simples, que seja barata, que consiga resolver aquele problema de uma maneira criativa. Olhar para um problema e entender que ele não é um problema, que ele é uma oportunidade de transformar a realidade. E essa transformação pode gerar um valor social, cultural, financeiro de diversas ordens”.
O empreendedor Matheus Duarte, de 31 anos, começou aos 22. Proprietário de um misto de confeitaria com cafeteria, ele conta que teve que lidar com diversos obstáculos para chegar aonde está hoje.
“Cada ano eu diria que a gente tinha um desafio diferente, maior. Mas obviamente, depois que o tempo passa e as coisas se resolvem, você olha para trás e enxerga às vezes até que era um processo que a gente de certa forma precisava para poder alavancar ou mudar direção”.
Matheus Duarte dá dicas para quem pretende ser bem sucedido ao empreender.
“É sempre um desafio de observar o mercado, observar e ficar atento às próximas oportunidades, tentar olhar o que pode ser uma tendência, o que pode funcionar para o seu público, pro seu negócio, correr atrás”.
Para quem está dando os primeiros passos, já está disponível na web o Manual do Jovem Empreendedor. Um guia prático e acessível, desenvolvido para apoiar jovens que desejam transformar ideias em negócios formais e sustentáveis no Brasil. O material reúne informações sobre como funciona a formalização, a organização do negócio e o aproveitamento das oportunidades disponíveis no país. Ele pode ser baixado na internet. Basta digitar Manual do Jovem Empreendedor no buscador.
