A operação que fiscaliza postos de combustíveis em todo o país entrou no terceiro dia nesta quinta-feira (5). Nos dois primeiros dias de fiscalização, foram registradas mais de 360 irregularidades em postos visitados em 8 estados e no Distrito Federal.

A operação Tô de Olho é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e realizada pelo Inmetro e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). No acumulado dos dois dias de operação, o Inmetro fiscalizou mais de 1,7 mil bicos abastecedores de 97 postos de combustíveis. Desses, 324 bicos foram reprovados, o que gerou 61 interdições, 40 autuações e 16 apreensões.
Já a ANP realizou quase 500 testes de qualidade em 94 postos fiscalizados. Foram emitidos 39 autos de infração, duas interdições e uma apreensão.
Ouça também 🎧: Operação fiscaliza postos de combustível em oitos estados e no DF
Sem data para terminar, a operação deve visitar, ao todo, 180 postos do país. Nas fiscalizações, o Inmetro verifica as máquinas e se a quantidade de combustível que sai da bomba equivale ao valor pago pelo consumidor. Já a ANP é responsável por verificar a qualidade desses produtos e se há misturas indevidas.
Em caso de fraude detectada, os postos podem ser multados pela ANP em até R$ 5 milhões. Se a multa for do Inmetro, pode chegar a R$ 1,5 milhão.
A Operação Tô de Olho ocorre, simultaneamente, no Distrito Federal e nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
