Os portugueses vão às urnas neste domingo (8) para o segundo turno das eleições presidenciais. Esta é a primeira vez em 40 anos que o pleito é decidido em segundo turno. Estão na disputa Antonio José Seguro, do Partido Socialista, e André Ventura, do Chega, partido de extrema-direita.
O candidato socialista terminou em primeiro, com 31% dos votos, enquanto Ventura somou 23%. As últimas pesquisas indicam uma vantagem ainda maior para Seguro no segundo turno, com quase 70% das preferências. Ventura ficaria com 33%.
Após vinte anos no poder, o Partido Social Democrata, de centro-direita, foi o grande derrotado desta eleição, terminando o primeiro turno em quinto lugar. O candidato social-democrata declarou apoio aos socialistas.
Apesar de uma provável vitória da esquerda, a pauta anti-imigração nunca esteve tão presente na política portuguesa. A ascensão desse discurso preocupa brasileiros radicados em Portugal.
Ao todo, 11 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo. Porém, em um sistema onde o voto não é obrigatório e com o país enfrentando fortes tempestades, a abstenção poderá ser um fator decisivo.