Mais de mil resgates já foram realizados pelos bombeiros no Rio de Janeiro, em todo o litoral do estado, desde o início oficial do Carnaval, na última sexta-feira (13/2). Os agentes também preveniram cerca de 78 mil afogamentos no mesmo período.

O forte calor e a temperatura amena da água são convites ao banho de mar. No entanto, muita gente acaba desrespeitando as bandeiras de sinalização de perigo ou entra no mar após ingerir bebidas alcoólicas, o que aumenta os riscos de acidentes. O tenente-coronel dos bombeiros Fábio Contreiras dá dicas de prevenção.
"A dica mais importante, quando chegar na praia, é ficar próximo de um posto de guarda-vidas. Lá vai ter um profissional que vai conseguir conversar com você e te indicar justamente qual é local mais seguro pro seu banho. Em segundo lugar, respeitar as cores das bandeiras. Em geral, a bandeira vermelha é o local onde nós temos uma vala, uma corrente de retorno na frente. Jamais mergulhar nesses locais. Dar preferência aos locais de praias onde tem bandeira verde. Em último caso, a bandeira amarela. Uma outra dica importantíssima é não misturar o álcool com o mergulho de mar. O nosso equilíbrio e o nosso reflexo ficam muito prejudicados e as chances de afogamento é muito grande. Uma outra dica também para quem vai na praia é não mergulhar à noite. O banho noturno não é recomendado em nenhum local do mundo”.
A Operação Verão do Corpo de Bombeiros teve início em dezembro e recebeu um aporte de mais de R$ 23 milhões para fortalecimento operacional. A novidade desta edição é a implantação dos postos móveis de salvamento, que tornam o atendimento aos banhistas mais ágil, eficiente e preventivo em toda a orla.
